terça-feira, 31 de julho de 2012

ATIVIDADES PARA O INÍCIO DO ANO

TRABALHADO COM O NOME

Sugiro essas atividades com os nomes para a pré-escola e as séries iniciais, nos primeiros meses de aula. O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.


1. Escreva seu nome: Distribuir cartões ou providenciar crachás, pedindo que cada um escreva seu nome, como souber.

2. Memória de nomes: Cada aluno fala o seu nome e a professora escreve na lousa com letra bastão. Depois cada um vai à lousa e faz um traço com giz de cor em torno de seu nome.

3. Encontre seu nome: Distribua os cartões com os nomes ao acaso para os alunos. A um sinal cada um deverá encontrar o colega que está com seu nome.

4. Descubra o nome que falta: Escreva o nome de quatro alunos na lousa. Leia com eles apontando um a um. Peça que fechem os olhos e apague um dos nomes. Deverão dizer qual nome foi apagado.

5. Letras móveis: Distribua letras móveis e peça que montem e leiam seu nome e o de alguns colegas.

6. Cartaz com nomes dos alunos: Escreva o primeiro nome de cada aluno no cartaz aleatoriamente, registrando-os sem agrupá-los por ordem alfabética e nem por nomes de meninos e meninas. Cuidado com nomes compostos, como Ana Lúcia, deve-se colocar as duas palavras. O trabalho com o cartaz com nomes requer muitos dias, às vezes meses, pois é muito riquíssimo para desenvolver a leitura e a escrita das crianças.

7. A história de meu nome: Os alunos levarão para casa uma pesquisa, numa folha, para os pais contarem e escreverem o por que da escolha do nome do filho. Na classe os alunos vão relatar para as outras crianças a história de seu nome.

8. Jogos: Como bingo, dominó, caça-nomes, cruzadinha, quebra-cabeça, forca e lacunado com os nomes dos alunos  
Aprenda a fazer crachás para os primeiros dias de aula!

CRACHÁ PENDURADO NO PESCOÇO:
1. Corte um retângulo de cartolina;
2. Faça dois furos com o furador como mostra a figura abaixo.
3. Escreva o primeiro nome do aluno em letra bastão.
4. No segundo ano, já pode colocar o nome completo do aluno, caso esteja alfabético.
5. Corte um pedaço de barbante e amarre-o nos furinhos da cartolina, dando nós.







CRACHÁ DE MESA:

1. Com uma folha de sulfite, dobre-a em três partes, de acordo com o desenho abaixo;
2. Escreva o nome da criança em letra bastão na parte do meio da folha;
3. Peça ao aluno para ilustrar o seu crachá, ao lado do seu nome, como quiser;
4. No segundo ano, peça aos alunos escreverem o nome deles e fazerem a ilustração.
5. Dobre-o para ele ficar "de pé" na mesa.





  

Texto para receber os pais e as crianças









Texto de boas-vindas aos pais e crianças

SEJAM MUITO BEM-VINDOS!

Mais um ano se inicia e, com ele, renova-se o desejo de que nossas crianças alcancem o sucesso desejado pela família e também pela escola.
Estamos apostando novamente na parceria entre a família e a escola para que este objetivo em comum se concretize novamente este ano.
Acreditamos no sucesso da relação participativa e democrática. Nela não existe uma relação de subordinação de nenhuma espécie entre educadores familiares e educadores escolares. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos e dos filhos e, para isto, devem atuar, não de forma paralela, cada um por si, nem de forma antagônica, se opondo uns aos outros, mas de forma convergente e complementar, isso é, cooperando ativamente para o atingimento de objetivos comuns.
Este é um tipo de relação que requer um verdadeiro e profundo compromisso ético-político por parte dos educadores com o desenvolvimento pessoal e social das pessoas e com o amadurecimento das relações democráticas no interior da instituição escolar e desta com o seu entorno.Solidariedade, humildade, determinação, coesão em torno de objetivos comuns e constância de propósitos na perseguição destes objetivos são ingredientes indispensáveis para a construção de uma relação participativa e verdadeiramente democrática entre a escola e as famílias de nossos alunos.
Nosso trabalho tem sido voltado para que esta relação se solidifique mais e mais, a cada ano. Contamos com o empenho e com a participação de todos vocês.


Mensagens de boas-vindas

Para o primeiro dia de aula, você pode receber os alunos com cartazes de boas-vindas com mensagens ou confeccionar cartões para distribuir as crianças.

Algumas mensagens de boas-vindas:



As aulas voltaram e a alegria da nossa escola é ter você aqui conosco.

Seja bem-vindo à nossa escola!

Um grande desafio espera por você. Que bom que você veio!

É bom ter você aqui. Sua presença nos deixa muito feliz!

Bom retorno a todos!

Aqui todos esperam por você. Como é bom ter você aqui novamente!

Um cartão fácil de confeccionar pode ser feito de papel sulfite colorido em formato de balão, na frente você escreve o nome do aluno e na parte de trás você escreve a mensagem. Depois é só colar um barbante ou fita colorida.
Veja o molde:

















Atividades para conhecer os alunos

Trago sugestões de atividades para conhecer melhor o aluno.
Essas atividades podem ser desenvolvidas nos 1º ao 5º, mas você pode fazer algumas adaptações de acordo com a série e a sua classe.


1. Atividade: Quem sou eu?
QUAL É A CARA?
PALHAÇO TEM CARA DE AQUARELA,
ESCULTURA TEM CARA DURA,
FILHO, A CARA DOS PAIS.
CARAMBOLA TEM CARA DE ESTRELA,
O AR TEM CARA INVISÍVEL,
GÊMEOS, CARAS IGUAIS.
DISCO TEM CARA DE BOLACHA,
JABUTI TEM CARA ESCONDIDA,
CARACOL, CARA ENROLADA.
MÁSCARA TEM CARA DOS OUTROS,
PAPAI NOEL TEM CARA BARBUDA,
FOTOGRAFIA, CARA PARADA.

E VOCÊ, COMO É? DESENHE VOCÊ AQUI:
ESCREVA AQUI COMO VOCÊ É:
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
_________________________________________________

2. Atividade: Quem é minha família?

E SUA FAMÍLIA, COMO É? DESENHE SUA FAMÍLIA.

3. Atividade: Como eu sou?
QUE TAL AGORA FAZERMOS UMA VIAGEM PARA DENTRO DE VOCÊ? DESENHE OU ESCREVA:

O QUE EU MAIS GOSTO EM MIM:______________________________________

O QUE EU NÃO GOSTO EM MIM:_______________________________________

4. Atividade: Como eu me sinto?

O QUE DEIXA VOCÊ MAIS FELIZ? DESENHE.

O QUE MAIS DEIXA VOCÊ:
TRISTE.........................................................................................
COM RAIVA.................................................................................


5. Atividade: Quais são minhas preferências?
ESCREVA SEUS PREFERIDOS:
UM BRINQUEDO:_______________________
UMA COR:__________________________
UMA COMIDA:______________________
UMA ROUPA:______________________
UM ESPORTE:_____________________
UMA MÚSICA:______________________
UM AMIGO:_______________________
UMA BRINCADEIRA:_________________________
UM NÚMERO:______________________
UM NOME:________________________
UMA FLOR:_________________________
UM VÍDEO:________________________
UM DIA DA SEMANA:___________________
UM PASSEIO:______________________

       

domingo, 15 de janeiro de 2012


PLANO DE AULA - 1º dia de aula


Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, para que fazer.

Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como:
• Os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas;
Conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem;
• Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos;
• Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos;
• E, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando.

Exemplo de Plano de aula:

PLANO DE AULA (para o 1º dia de aula)
Data:
Professor(a):
Ano:

OBJETIVOS:
O aluno será capaz de:
· Sentir-se acolhido e bem-vindo ao ambiente escolar
· Conhecer e interagir-se com seus colegas e o(a) professor(a)
· Conhecer os espaços físicos da escola

CONTEÚDOS:
· Apresentação da professora e dos alunos
· Dinâmica do nome
· Crachás com nomes
· Brincadeira de roda

PROCEDIMENTOS:
· Ler ou dizer uma mensagem de boas-vindas aos alunos.
· Apresentação de todos os alunos e do(a) professor(a).
· Distribuir os crachás com nomes ou cada aluno confecciona o seu crachá.
· Propor a dinâmica de grupo: Em círculo os participantes vão um a um ao centro da roda falam seu nome juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
· Visita as dependências da escola
· Atividade: brincadeira de roda
· Distribuição de cartão de boas-vindas ou de lembrancinha.

RECURSOS:
· cartaz de boas-vindas
· crachás
· cartões ou lembrancinhas

AVALIAÇÃO:
Observação e registro do professor quanto à adaptação ao ambiente escolar e participação dos alunos nas atividades.


DINÂMICAS PARA O INÍCIO ÀS AULAS

Vamos nos preparar para receber as crianças na escola? Aqui trago algumas sugestões de dinâmicas de grupo para os primeiros dias de aula.

DINÂMICA DO NOME
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

DINÂMICA: RECREIO COM CORES
Objetivo: Interação entre os colegas Preparação: A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

DINÂMICA: DO 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas
Procedimentos: 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha". A situação fica bem divertida.

DINÂMICA: O PRESENTE
Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.
Preparação: Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai passar o presente para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão distribuídas para todos os alunos da classe.
Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor inicia a brincadeira, passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente está abençoado! Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns! Pena que sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para quem você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente ainda não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o presente para quem você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda, menos com o presente. Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como você é inteligente! Logo deve saber que o presente ainda não é seu. Passe-o para quem você acha mais EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem aí dentro? Pena que você ainda não vai saber! Passe-o para quem você acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é qualidade, nem defeito. Você ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez será de quem você ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8- Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que faz. Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam o presente. Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e distribua a TODOS OS COLEGAS.

DINÂMICA: PENSE BEM
Objetivos: Não fazer com o outro aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...

DINÂMICA DO AMOR
Objetivo: Moral: Devemos desejar ao outro o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Desenvolvimento: Após contar o texto distribuir um recorte de coração (sulfite rosa dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.



Atividades para os primeiros dias de aula

Os primeiros dias de aula são importantes para reforçar vínculos afetivos entre aluno/escola/família/professores. Receber os estudantes com afeto contribui para melhorar a disciplina de alunos antigos e deixar os novatos mais à vontade.
Hoje vou escrever algumas atividades para serem aplicadas nos primeiros dias de aula.

ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA:

1. HOJE ESTOU ASSIM... A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título. PORQUE... Os alunos justificam por meio da escrita o motivo por estarem alegres, tristes, com medo...Conforme a percepção da professora, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...

2. VOCÊ MORA NO MEU...Cada criança escreve dentro do coração (recortar de sulfite rosa) o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, amigo!"

3. A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO... Os alunos realizam essa atividade, registrando dentro de uma estrela (recortar de papel) um BOM SENTIMENTO.

4. ABC DOS VALORES Atividade coletiva onde os alunos opinam, registram e ilustram os valores. Exemplo:
A- AMOR
B- BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...

5. ALFABETO DA AMIZADE A turma cria o seu "Alfabeto da Amizade", escrevendo para cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem fazer as ilustrações.
Exemplos:

A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...

6. ACRÓSTICOS.
A turma cria acrósticos no coletivo, a professora escreve na lousa.
Exemplo:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas


7. NA ESCOLA:

FICO ALEGRE QUANDO...

SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...

RESPEITO O OUTRO QUANDO...

(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)

8. EXPRESSANDO EMOÇÕES:
Atividade coletiva e em grupo.
Perguntar aos alunos pelas expressões faciais o que será que estão sentindo.
Os alunos tentam imitar cada expressão.
Reunir em grupo um aluno imita a expressão e conta o que está sentindo.

9. ATIVIDADE: QUEM SOU EU?
NUMA FOLHA DE SULFITE CADA ALUNO FAZ SEU AUTO-RETRATO E ESCREVE O SEU NOME (DO JEITO QUE SOUBER), DEPOIS RELATAM NO COLETIVO COMO ELE É, DO QUE ELE GOSTA, UM POUQUINHO DA SUA VIDA. NO FINAL, A PROFESSORA COLOCA OS DESENHOS NUM MURAL PARA QUE TODOS VEJAM.

10. ATIVIDADE SOBRE EXPECTATIVAS
OS ALUNOS DESENHAM O QUE QUEREM APRENDER NA ESCOLA, DEPOIS É FEITA UMA SOCIALIZAÇÃO DOS DESENHOS NO COLETIVO.







                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário