Como trabalhar com a hipótese de escrita silábica?
Hoje estarei falando sobre a hipótese silábica.
Características:
1. Percebe a relação entre a oralidade e a escrita.
2. Usa uma letra para cada som.
3. Pode ou não fazer uso de valor sonoro
4. Determina mínimo de letras.
Intervenções:
Trabalhar com nomes dos alunos.
Textos de memória (parlenda, cantigas, listas etc).
Cruzadinhas e textos lacunados para perceber o número de letras das palavras.
Atividades para contar as letras e as sílabas das palavras.
Atividade para alterar vogais e manter as consoantes. Ex: BOLA- BOLO -BELA
Aguarde a fase de escrita silábico-alfabética.
Até a próxima!
Como trabalhar com a hipótese da escrita pré-silábica?
Hoje vou publicar as características de uma das hípóteses de escrita e quais intervenções será preciso trabalhar.
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
Características:
1. Utilizam números, letras e psedo-letras.
2. O critério de qualidade é forte.
3. Não compreendem que a escrita é a representação da fala.
4. Realismo nominal (quanto maior o objeto representado, maior o número de caracteres) Ex: A formiga é pequena por isso escrevem com menos letras, enquanto que o boi é grande então eles escrevem com mais letras.
Intervenções:
1.Trabalhar com o o nome próprio e dos outros (ver no postagem dia 10/02)
2. Leitura de textos que saibam de memória pelo professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas etc) (postagem no dia 14/03)
3. Oferecer lista de palavras com lacunas/ figuras (postagem no dia 13/03)
4. Cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens ( postagem no dia 16/03)
Nenhum comentário:
Postar um comentário