Modelo de Plano de Adequação Curricular
Este modelo de Plano de Adequação Curricular é fictício. Os dados e nomes citados foram inventados para exemplificar como podemos pensar e criar estratégias de Flexibilização Curricular. No caso esse modelo foi pensado por um Professor de Geografia, sendo assim os conteúdos e atividades propostas contemplam esta área de conhecimento.
O importante é tomarmos como base este
exemplo para a construção de outros modelos que contemplem cada área de
conhecimento dentro de cada realidade vivenciada por cada um de nós Professores
nas diferentes escolas do Brasil.
No chamado Bloco 1, temos os dados da escola
e pessoais do aluno, no caso inventado, mas em uma situação real, esses dados
têm de estar atualizados, pois o Plano de Adequação Curricular é pensado e
montado individualmente, ou seja, para cada caso de Necessidade Educacional
Especial.
É importante conhecermos os locais pelos
quais este aluno passou, pois dependendo do caso é interessante o intercâmbio de
informações, inclusive no caso das diferentes deficiências conhecermos os demais
profissionais que trabalham com esse aluno.
DOCUMENTO INDIVIDUAL DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR
- ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO -
BLOCO 1
ESCOLA: Escola Estadual Hermano Barduzzi
ENDEREÇO: Avenida São Paulo nº 200NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental e MédioMOTIVO DA AVALIAÇÃO: Acompanhamento de Processo de Inclusão Escolar 1- <!--[endif]-->DADOS PESSOAIS E FAMILIARES DO ALUNO
NOME
COMPLETO: Emiliano Smianovith
DATA DE
NASCIMENTO: 10/04/1999
ENDEREÇO:
Rua Godofredo Leão nº 100
FILIAÇÃO:
Emiliana Smianovith, 54 anos, vendedora, ensino fundamental
completo.
Eustáquio Smianovith, 60 anos, coletor, ensino fundamental
incompleto.
NÚMERO DE
IRMÃOS: 02
Godofredo
Smianovith (03 anos)
Aristela
Smianovith (18 anos)
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2. HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO
No espaço abaixo é
necessário um pequeno, mas pormenorizado relato das habilidades funcionais do
aluno, dentro da área cognitiva. É através destas informações que podemos deixar
claro para qualquer outro profissional as potencialidades do aluno, ou seja, o
que ele consegue realizar sozinho e em quais habilidades necessita de uma intervenção
mediadora e qual a intensidade dessa mediação. Esse tipo de relatório é
imprescindível para o aluno com alguma limitação sensorial, física, cognitiva e
transtorno do desenvolvimento. Eu particularmente costumo utilizar este tipo de
relato, para qualquer aluno, independente ou não de qualquer
deficiência.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
<!--[if !supportLists]-->3.
<!--[endif]-->CARACTERÍSTICAS PESSOAIS –
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
ASPECTOS
PSICOPEDAGÓGICOS
|
No quadro abaixo
especificamos as potencialidades e o canal de aprendizagem do aluno. É muito
importante pontuar, qual o desenvolvimento e o tipo de linguagem utilizada pelo
aluno. Como é realizada a comunicação ( recepção e expressão), lembrando sempre
que há casos em que a linguagem oral do aluno é comprometida, contudo, utiliza
muito bem outros tipos de comunicação, como figuras, sinais, etc. Portanto
existe uma linguagem estabelecida.
Outro ponto importante do
quadro abaixo, é a sinalização do que o aluno "gosta"de fazer, o que faz com
prazer, pois essa informação é muito valiosa na reabilitação e
aprendizagem.
- ESTILO DE APRENDIZAGEM E
MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
Neste espaço entramos na área curricular de cada
componente pedagógico. Independente do lugar onde trabalhamos, temos
Orientações, Parâmetros, projetos a serem desenvolvidos pela equipe docente.
Todo este fazer pedagógico gera o que costumamos chamar de Conteúdos a serem
trabalhados nas diferentes áreas curriculares: Português, Matemática, História,
Geografia, etc. Pois bem, no espaço identificado como Referente Curricular está
descrito quais são as orientações, objetivos e metas que cada componente
curricular precisa atingir com seus alunos num determinado espaço de tempo (
Metas do Planejamento). Em seguida temos o espaço destinado a caracterização do
conteúdo, ou seja o que vou trabalhar com os alunos de determinado ano e dentro
de qual espaço de tempo ( bimestre, trimestre, semestre). E por último qual será
o foco avaliativo deste conteúdo para o meu aluno com necessidades educacionais
especiais, dentro deste planejamento que construí para o grupo regular de ensino. Como procederei para
poder avaliar este aluno, dentro de suas
potencialidades.
|
BLOCO
2
REFERENTE
CURRICULAR E FOCO AVALIATIVO POR DISCIPLINA
ÁREA:
GEOGRAFIA
Referente Curricular
|
Conteúdo Específico
|
Foco Avaliativo (que seja capaz de...)
|
-
Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da
paisagem, sobretudo mediante ilustrações e linguagem
oral;
.
Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização,
orientação e distância, de modo que se desloque com autonomia e represente os
lugares onde vivem e se relacionam;
.
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que
vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se devem ter na
preservação e na conservação da natureza.
.
Criar uma linguagem comunicativa, apropriando-se de elementos da linguagem
gráfica utilizada nas representações cartográficas;
|
1º Bimestre
Elementos naturais e culturais em uma
paisagem
Relação cidade – campo
Rotação e Translação
Zonas de Iluminação
Orientação espacial através de
mapas
Projeções cartográficas
Coordenadas
Fusos Horários
|
Diferenciar elementos da cidade e do campo
Diferenciar alimentos
Ampliar a funcionalidade manual
Utilizar de maneira adequada instrumentos de
iluminação
Representar espaços em desenhos direcionados de maneira
autônoma e significativa
Localizar-se temporalmente e interagir de maneira adequada
com a rotina escolar
|
As Modalidades de Apoio são aquelas que o Professor da Sala Regular vai sinalizar quais e de que tipos de ajuda necessita, na implementação de seu trabalho com este aluno. A sigla SAPE utilizada é a abreviação de Sala de Apoio Pedagógico Especializado, que pode ser diferenciada a nomenclatura dependendo da região. Aqui em SP, chamamos de SAAI (Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão).
MODALIDADES DE
APOIO
- Continuidade no
acompanhamento direto e indireto do docente se possível com
auxiliar.
- Continuidade no
acompanhamento pedagógico especializado.
- Ampliação do contato com
os SAPE.
- Continuidade do
acompanhamento junto aos pais.
|
Os critérios de Avaliação
podem e devem ser discutidos no grupo docente. Uma vez que este aluno é da
Escola, todos os Professores deverão pautar seus instrumentos avaliativos dentro
de indicadores distintos e regulares para todas as áreas. Um ótimo material que
pode fornecer subsídios teóricos de ótima qualidade é o material publicado pela
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo conhecido como RAADI ( Referencial
sobre Avaliação e Aprendizagem do Aluno com Deficiência
Intelectual).
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
Relatório mensal englobando:
- Objetivos alcançados, relações sociais estabelecidas, ampliação da comunicação
verbal.
|
Nesta última parte foi pensado num relato individualizado do Professor ou Professores do aluno(a), colocando os pontos relevantes do trabalho pedagógico, dentro da proposta de Adequação Curricular. É importante que todos os relatos sejam discutidos e compartilhados com toda a equipe pedagógica e gestora da Escola. A figura do Professor de Atendimento Educacional Especializado é indispensável para o desenvolvimento deste tipo de trabalho educacional.
RELATÓRIO ANUAL DE
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
- GEOGRAFIA
-
2010
Prof.
.........................................................................................................
ALUNO: Emiliano
Smianovith
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________
Coordenação:
Direção:
Professor Especialista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário