domingo, 5 de agosto de 2012

Boas Férias!



Com as férias de Verão a aproximarem-se, aqui ficam algumas ideias para tornar este periodo mais controlável para si enquanto pai/mãe e mais suportáveis para a sua criança com autismo.
1) Organize-se! Um pouco de planeamento agora poderá ajudá-lo bastante a alcançar o sucesso. Comece por perguntar aos seus actuais voluntários e familiares se eles podem estar algum tempo extra com a sua criança. Se não puderem, talvez possam ajudar levando os seus outros filhos à praia, preparando refeições, indo à mercearia, etc. Mesmo que você tenha alguém para estar com a sua criança especial duas horas por dia, isso poderá dar-lhe tempo livre para fazer as tarefas do dia-a-dia, estar com os seus outros filhos, etc.
2) O Ar Livre! O Verão é uma época para parques, lagos, piscinas e praia. Se está a planear ir a qualquer um destes lugares, tente ir a períodos do dia em que estes estejam mais calmos. Vá ao parque ao fim do dia, escolha um local calmo junto ao lago, longe da multidão, ou melhor ainda, permaneça no seu quintal com uma piscina para crianças, uns aspersores ou uma caixa de areia.
3) Escolha o tipo de férias que funciona para si! Um acampamento em família numa área remota ou férias num apartamento independente, poderão ser escolhas mais eficazes do que ficar num resort ou hotel cheios de gente, se estiver a pensar ir de férias para algum lado, neste verão. Desta forma, poderá manter as distrações no mínimo e ainda assim continuar a dar à sua criança um elemento de controlo. Tente criar horários em conjunto com os outros familiares, para criarem turnos alternados para ficarem responsáveis pela sua criança, de modo a que todos tenham tempo para relaxar e se divertirem enquanto a sua criança está em segurança e a ser apoiada.
4) Esteja atento às comidas que a sua criança não tolera! Com alguma pesquisa, poderá fazer deliciosos batidos frescos com leite ou àgua de côco em vez de sumos de fruta açucarados, iogurtes e gelados. Também existem vários vegetais nutritivos que poderá grelhar para jantares de verão deliciosos.
5) Mantenha a sua criança em casa o mais possível! Saiba que o que pode fantástico e divertido para si e para as outras crianças pode ser avassalador e imprevísivel para a sua criança com autismo. Estar em casa (de preferência no Playroom o máximo possível), ou mesmo à volta da casa ajudará a sua criança a regular a sua sensibilidade, o seu sistema de processamento sensoria,l de forma mais digerível.

Resta-nos desejar-vos boas férias!

Respostas Educativas em PEA

Tema: Respostas Educativas para alunos com Espectro do Autismo
Organização: APEE Autismo
Formato: Conferência
Orador:
Data: 07.julho Hora: 14 h
Local: Hotel Axis Porto

Sinopse: O objetivo desta conferência é dar a conhecer às famílias, técnicos, instituições e profissionais as respostas educativas que existem para os alunos com Perturbação do Espectro de Autismo, nomeadamente quando se esgota o modelo da escola pública.
Pretendemos assim fomentar um debate alargado acerca dos modelos de educação vigentes para que todos os participantes possam, de acordo com o enquadramento familiar, adequar o processo de ensino e de aprendizagem às necessidades específicas de cada aluno.

Programa:
14h00: Sessão de abertura Deputada Margarida Almeida - Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Ensino Especial Fernando Azevedo - Presidente do Conselho Executivo da APEE Autismo
14h30: Ensino Público Resposta Educativa Dra. Conceição Menino – Gabinete de Acompanhamento á Educação Especial da DREN
15h15:Coffee break
15h30: Quando a resposta educativa publica se esgota, que alternativas? Colégio Novos Rumos Movimento Ensino Livre
17h00: Debate Mediado pela Dra. Daniela Santos - Psicóloga e membro do Conselho Consultivo da APEE Autismo

Custo: 5 € Vagas: 50

Inscrição: pelo e-mail: secretariaapee@gmail.com.
Em todas as inscrições deverá constar o nome, correio eletrónico e a indicação da situação profissional face ao autismo (se são Técnicos/Docentes/Assistentes Operacionais/Médicos/Estudantes/Pais).
Contactos/ Outras informações: APEE Autismo Telemóvel: 910 737 442
e-mail: APEEAutismo@gmail.com

Quarta-feira, 16 de Maio de 2012

Saída à Biblioteca


Temos muitos livros por aqui. Mas, há bibliotecas maiores lá fora. Bibliotecas de gente grande onde os livros estão em grandes prateleiras e chegam alto. Há mesas para muita gente e muitas cadeiras. O silêncio é uma regra. O pior é quando se junta muita criança e ainda não se conhecem bem as coisas nem os sítios...
Mas há sempre um adulto que nos ajuda. E os livros têm imagens sempre tão coloridas!
Gostámos muito de ir visitar esta Biblioteca dos meninos maiores. Esta foi na sede do Agrupamento de Buarcos.
E até pudémos ver o mar!

Os cães vieram ao Jardim de Infância


Tivemos a visita dum cão especial. Um cão maravilhoso. afável, simpático e ternurento. Ninguém resistiu aos seus encantos. Mesmo o mais turbulento dos miúdos se acalmou e deixou encantar pela sua doçura e simpatia. O treinador deixou-os a sós num momento de grande empatia.


"Segundo uma nova pesquisa, cães-guias especialmente treinados podem reduzir o estresse em crianças com autismo.
Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que estes cães podem ajudar crianças autistas em situações sociais e a melhorar a sua rotina diária. Mas o novo estudo é o primeiro a mostrar que eles podem trazer benefícios fisiológicos também.
O autismo é uma série de condições em que as crianças têm problemas para se comunicar, interagir com os outros e se comportar adequadamente em situações sociais.
Os pesquisadores mediram os níveis de cortisol na saliva de 42 crianças com autismo. Normalmente, a produção de cortisol atinge picos cerca de 30 minutos depois que uma pessoa acorda, e diminui ao longo do dia.
A resposta do cortisol ao acordar das crianças foi medida antes, durante e após o cão-guia ser introduzido na família. Os cães foram treinados para serem obedientes e manterem a calma, mesmo em ambientes caóticos.
Os resultados mostram que os cães tiveram um grande impacto sobre os níveis do hormônio do estresse das crianças. Os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, diminuíram nas crianças após um cão-guia ser introduzido na família. Os cães também melhoraram o comportamento das crianças, reduzindo o número de problemas relatados pelos pais.
Nas duas semanas antes de os cães serem trazidos às casas, os níveis de cortisol das crianças aumentaram 58% durante os primeiros 30 minutos acordados. Mas quando os cães estavam presentes, essa resposta foi reduzida para um aumento de apenas 10%. E, após quatro semanas, quando os cães foram retirados das casas, a resposta do cortisol voltou a ter um aumento de até 48%.
Os pais também relataram uma diminuição de comportamentos problemáticos e perturbadores de seu filho, como birras, enquanto o cão estava presente. A média do número destes comportamentos caiu de 33, nas duas semanas anteriores à presença do cão, a 25 enquanto o animal fez parte da família.
Mas, por enquanto, os pesquisadores disseram que o efeito do cortisol reduzido na criança ainda não pode ser determinado. No entanto, estudos com adultos têm ligado aumentos do hormônio ao aumento do estresse geral, e a diminuição do hormônio a um estado mental positivo.
Mais pesquisas precisam ser feitas em crianças autistas para descobrir se estas diminuições nos níveis de cortisol na verdade correspondem a uma mudança nos seus níveis de estresse.
Muitos estudos já apontavam os benefícios dos cães-guias para crianças com autismo, e agora, um dos objetivos dos pesquisadores é saber por que os cães diminuem os níveis de cortisol delas. Por exemplo, pode ser que os cães ajudem as crianças a dormirem melhor, o que pode ter afetado os níveis de cortisol."

retirado daqui

As experiências na sala


Quisémos ver como as sementes se transformam depois em plantinhas. Então, trouxemos sementes de relva e depois de pormos terra numa tacinha despejámos as sementinhas. Voltámos depois a pôr uma camadinha fina de terra por cima. No fim, com o regador, pusémos água. Agora, vamos esperar para ver o resultado.
Estão curiosos? Nós estamos!

Com a Primavera..


Convidámos os pais duma aluna e decidimos plantar um limoeiro. Todos os meninos do Jardim de Infância se juntaram para ver como se fazia. o pai da menina trouxe muitos materiais. A terra estava dura e teve de ser picada com a picareta e só depois foi sachada para abrir um buraco grande onde se plantou o nosso limoeiro. Estiveram todos com muita atenção e fizeram muitas perguntas.

Depois de plantada teve de se ajeitar com terra com muito cuidado para ficar aconchegadinho no seu buraco. Desta vez foi com a ajuda duma pá que se acabou o trabalho.


Todos os meninos deitaram água no limoeiro para que ele se acomodasse melhor na terra e não tivesse sede. As plantas precisam de água para sobreviver.


No nosso Jardim temos ainda espaço para uma pequena horta. Assim decidimos, plantar alguns legumes: couves e alfaces. Limpou-se um bocado de terreno com a forma de um quadrado e e pequenas filas espetaram-se os legumes já crescidinhos.


E no fim, foi só regar. O nosso regador foi reabastecido várias vezes para que todos soubessem como era regar e dar vida aos legumes que iríamos ver crescer no correr dos dias.


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